SERVIÇOS

Relatórios de Inspeção de Obra - GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO

A realização de inspeções para vistoria do empreendimento  — avaliando a obra sob a perspectiva do usuário final — é feita com verificações visuais de instalações elétricas e hidrossanitárias (conferência de quantidades, alturas dos pontos, etc),  impermeabilização e  acabamento final do produto executado, com base no memorial descritivo e projetos arquitetônicos e executivos do empreendimento.
 
O resultado da inspeção final é consolidado em Relatório Técnico e Fotográfico, com objetivo de fornecer os dados adequados para a empresa identificar quais as não-conformidades que ainda devem ser tratadas antes da entrega do empreendimento aos clientes.
 
As não conformidades serão encaminhadas para a gerência da obra para que sejam corrigidas.
 
O resultado desse trabalho é:
 
- redução nas solicitações de visitas de clientes à obra, pois demandam de um profissional para acompanhá-los;
-  redução significativa do número de chamadas de assistência técnica;
- satisfação do cliente quanto à qualidade do produto final;
-  redução de custos e melhoria da imagem da empresa frente aos clientes pois os mantém atualizados mensalmente sobre a evolução da obra e acabamentos utilizados na obra;

 

GESTÃO DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO - clientes externos e internos”. A importância da Inspeção Final do produto!
 

A assistência técnica inclui várias etapas, das quais pode-se destacar: a entrega do edifício ao cliente externo, a solicitação do cliente, a análise da solicitação, a programação e realização do serviço, a apropriação dos custos envolvidos no atendimento, as ações 

preventivas e o levantamento da satisfação do cliente em relação aos serviços prestados. .1. Entrega do produto ao cliente externo
O momento da entrega de um imóvel é especialmente importante para o cliente, uma vez que investiu volumosos recursos e é grande a sua expectativa com relação ao produto. Qualquer falha será extremamente frustrante e poderá prejudicar a imagem da empresa junto ao mercado.Desta forma é necessário que após o término da obra, as áreas comuns e privativas sejam vistoriadas antes de sua entrega formal ao proprietário. Essa inspeção, segundo Souza (1997); CTE (1995), consiste na entrega da obra a um cliente interno que, preferencialmente, não tenha participado do processo de produção e seja membro da área de assistência técnica, pois esses, geralmente, têm uma visão crítica para a identificação de defeitos e têm conhecimentos dos defeitos potenciais, uma vez que atendem os clientes insatisfeitos. 
Depois de corrigidas as falhas identificadas durante a entrega ao cliente interno, procede-se à entrega do imóvel ao cliente externo.Essa entrega deve seguir, com menor nível de detalhamento, os mesmos procedimentos realizados para a entrega ao cliente interno, inspecionando, principalmente, os itens básicos e aqueles de maior valor para os clientes (CTE, 1995).

 
 

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