SERVIÇOS

Planejamento Físico e Financeiro de obra

Para acompanhamento da obra adotamos o Ciclo PDCA ( Planejar, Desempenhar, Checar, Agir) - fazemos visitas constantes à obra para levantar dados, cobrar metas, medir desvios e apresentar relatórios imediatamente de forma que o engenheiro responsável não precise esperar a próxima medição para providências junto à equipe de produção, evitando atrasos acumulados. Mensalmente é feito o replanejamento a partir do desempenho ou imprevistos ocorridos na obra no período em questão. 



Alguns dos relatórios gerados para apuração de desempenho são:

- Histograma de mão de obra;
- Gráfico de desempenho por empreiteiro ou equipe de produção;
- Gráfico de desempenho físico da semana;
- Relação das atividades adiantadas e atrasadas no período;
- Apuração de causas do descumprimento das metas;

A partir da análise dos dados é feita a reprogramação das metas do próximo mês.

Utilizamos para acompanhamento financeiro a  técnica da análise do valor agregado por fornecer resultados precisos a partir da integração de dados reais de tempo e custo, permitindo à equipe da obra ter uma clara noção da situação atual do projeto e fazer análise de tendência (Curva "S" de custos).

Apresentamos também uma previsão de desembolso mensal para a obra. A partir da projeção de desembolso, podemos traçar estratégias para remanejar serviços evitando picos de desembolso financeiro fora do esperado pela construtora. 


"O valor agragado funciona como um alerta, permitindo ao gerente avaliar se o projeto tem consumido mais dinheiro para realizar determinada tarefa, ou se está gastando mais rápido pois o projeto está adiantado." (Mattos, Aldo Dórea  - Planejamento e controle de obras/ Aldo Dórea Mattos. - São Paulo: Pini, 2010)


Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe da obra, tais como:

- Otimização da equipe de mão de obra no canteiro, evitando desperdício de pagamentos  excessivos;
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisões.
É fundamental para todo gerenciamento de projetos a fase de planejamento. É nessa fase que se dá o planejamento e a definição do escopo; a criação da Estrutura Analítica de Projetos (EAP); a orçamentação dos projetos; a definição e o sequenciamento das atividades; as estimativas de custo e prazo para as atividades; e o desenvolvimento do cronograma. Todos esses produtos serão ferramentas de controle para a equipe de projeto.
 
A excelência no gerenciamento de projetos está diretamente relacionada à eficácia da fase de planejamento. A qualidade dos produtos gerados durante essa fase promoverão o sucesso ou fracasso de um projeto.
 
Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:
- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.
 
 As partes interessadas devem ser envolvidas pois elas possuem habilidades e conhecimentos que podem ser úteis na elaboração do planejamento.
 
O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
 
No planejamento financeiro, além de todo o acompanhamento físico da obra, é feito um paralelo entre o planejado e o medido realizado em relação ao orçamento do empreendimento. É utilizada a técnica do valor agregado (Curva "S") onde são avaliados os desvios em relação à linha de base. 

CONTATO

(27) 3024 0030

contato@aget.com.br

LOCALIZAÇÃO

Av. Gelu Vervloet dos Santos, Ed. Omni Office, 500, Jardim Camburi, Vitória - ES (ver mapa)